O parque de geração é composto por cinco conjuntos moto-geradores Wärtsilä 18V50-SG, com capacidade unitária de 18,35 MW.
A UTE Cristiano Rocha, localizada na cidade de Manaus/AM, é controlada pela Rio Amazonas Energia S.A “RAESA” e possui capacidade total instalada de 91,75 MW. A usina está conectada ao SIN em 230 KV desde a interligação da cidade de Manaus no ano de 2015.
A usina iniciou a operação comercial em novembro de 2006 e possui contrato de fornecimento de 65 MW médios mensais exclusivamente com a Eletronorte “Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A”. até 2025.
No início da operação em 2006 o combustível utilizado era o óleo combustível pesado OCA1. Com a chegada do gás natural em Manaus/AM os grupos geradores sofreram o primeiro processo de conversão passando a operar com 5% da energia proveniente do óleo combustível e 95% da energia vinda do consumo de gás natural.
Esta primeira conversão recebeu investimentos na ordem de R$ 70 milhões aumentando a segurança, estabilidade e a flexibilidade operacional da usina. As emissões atmosféricas foram reduzidas consideravelmente contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Em 2020, de forma pioneira na cidade de Manaus, a empresa iniciou o segundo processo de conversão para que a usina consumisse somente o gás natural reduzindo mais uma vez as emissões atmosféricas e zerando a geração de resíduos provenientes da combustão do óleo combustível.
Outro benefício apurado com a segunda conversão dos motores foi a redução das despesas com combustível líquido o que contribuiu diretamente para economia de todos os consumidores de energia conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
A segunda conversão dos motores para operação exclusiva a gás natural foi concluída em setembro de 2021. A partir deste momento a UTE Cristiano Rocha passou então a ter motores novos e capazes de gerar energia por muitos anos mesmo após o final do contrato atual em 2025.
Multiner S.A. 2024 © Todos os direitos reservados
Privacidade e Termos